Selo Casa Azul da CEF

Projeto certificado em sustentabilidade ambiental

Ville Barcelona - Betim/MG Cliente: Precon Engenharia

Ville Barcelona - Betim/MG

Cliente: Precon Engenharia

edificacão CERTIFICADA SELO AZUL

Há quem aceite o desafio de incluir requisitos de sustentabilidade em edificações de baixo custo, como as do programa Minha Casa Minha Vida. É o caso do Ville Barcelona, primeiro empreendimento certificado pelo Selo Casa Azul, concedido pela Caixa Econômica Federal.

A estratégia de certificar o empreendimento começou na fase de projeto, possibilitando a realização da avaliação de custo-benefício para a seleção dos créditos que mais se adequavam ao perfil da obra. 

PROCESSO CONSTRUTIVO DIFERENCIADO

O Residencial, localizado em Betim/MG, abriga 30 famílias em um prédio de oito andares. Cada apartamento tem dois quartos e área útil de, aproximadamente, 43 m2. O processo construtivo diferenciado proporcionou economia na geração de resíduos e eficiência ao empreendimento.

REQUISITOS DE SUSTENTABILIDADE

Dentre os requisitos de sustentabilidade está o uso de madeira certificada, inclusão de trabalhadores locais e a flexibilidade do projeto que, por ser pré-fabricado, tem três opções possíveis de layout.

EFICIÊNCIA NO CONSUMO DE ÁGUA

Para o usuário, eficiência no consumo de água, com adoção dispositivos que limitam a vazão de água em todas as torneiras. Bacias sanitárias dotadas de sistema de descarga com duplo acionamento (três e seis litros) e a medição do consumo de água é individualizada de água.

EFICIENTE EM ENERGIA

Para economizar energia, foram utilizadas lâmpadas eficientes nas áreas comuns e sistema de minuteria nas escadas. O elevador não possui casa de máquinas e consome menos eletricidade.

A construção é da Precon Engenharia e a certificação ambiental é resultado da consultoria da Creato Consultoria e Projetos