CERTIFICAÇÃO LEED®NC

Sede do Banco Central do Brasil em Salvador/BA Cliente: AXXO Construtora

Sede do Banco Central do Brasil em Salvador/BA

Cliente: AXXO Construtora

O Banco Central do Brasil foi o primeiro empreendimento governamental a conquistar a Certificação LEED® NC Silver no Brasil.  

EXemplo em SUSTENTABILIDADE 

O “banco dos bancos” teve o seu Edifício-Sede inaugurado em 1981, representando na época, como nenhum outro, a evolução da economia brasileira, com estabilização da moeda e controle da inflação. Até hoje a arquitetura do BACEN é reconhecida em todo o país como símbolo de uma instituição respeitada nacional e internacionalmente. 

A Sede de Salvador marca novamente uma época, representando a preocupação da instituição com o meio ambiente, o bem-estar pessoal e a sustentabilidade, a partir de uma equipe atenta às discussões mundiais voltadas a eficiência energética e de água, consciente na decisão de incluir os requisitos de sustentabilidade no desenvolvimento, uso e operação desta edificação pública. 

Um desafio e um importante exemplo!

A Creato foi a empresa responsável por todo o processo de certificação, apoiando as equipes envolvidas no desenvolvimento dos projetos e execução da obra do BACEN - Salvador. Um trabalho de longo prazo, inciado em 2012 e que garantiu a conquista da certificação LEED Silver para o edifício. Uma importante conquista!

projeto EFICIENTE - categorias

EFICIÊNCIA EM ÁGUA

O edifício ganhou pontos na categoria "Eficiência de Água", com a redução de consumo de água em 79,2%, uso eficiente de água no paisagismo e com a incoporação de novas tecnologias de águas residuais.

ENERGIA E ATMOSFERA

Na categoria "Energia e Atmosfera", os pontos foram referentes ao comissionamento avançado dos sistemas de energia, gestão de gases refrigerantes com a abolição de clorofluorcarbonetos (CFCs), geração de energia local por meio de placas fotovoltaicas, medições e verificações dos sistemas utilizados.

MATERIAIS E RECURSOS

O BACEN pontuou também na categoria "Materiais e Recursos" com a utilização de depósito e coleta de materiais recicláveis, além de uso de material reciclável e de materiais regionais, sendo que 22,9% do total de materiais do edifício são fabricados entre um raio de 800 km de Salvador.

QUALIDADE AMBIENTAL INTERIOR

Já na categoria "Qualidade Ambiental Interior" os pontos são referentes ao controle de fumaça de cigarro, plano de gestão da qualidade do ar durante a construção, uso de adesivos e selantes de baixa emissão, uso de tintas e vernizes de baixa emissão e o uso e controle de sistemas de conforto térmico.

INOVAÇÃO E DESIGN

Por último, na categoria "Inovação em Design", a pontuação foi pela implantação de programa de educação ambiental pós-construção, que visa conscientizar seus servidores, funcionários e visitantes sobre as medidas sustentáveis utilizadas no projeto e promovê-las além do BACEN.