Princípios – Visão Geral

A CREATO tem como propósito promover a gestão da sustentabilidade em todos os projetos que atua.

A Política dos Direitos Humanos da CREATO expressa o nosso respeito por todos os Direitos Humanos. Nossa empresa opera nacionalmente e possui uma rede de especialistas em todo o Brasil. Nossos clientes, colaboradores e fornecedores representam raças, gêneros, nacionalidades, religiões, culturas e filosofias políticas diversas. Temos o compromisso de levar a sustentabilidade socioambiental para todos os envolvidos e encorajar nossos parceiros, clientes e colaboradores que façam o mesmo, fazendo valer todos os direitos humanos.

Nossa política se concentra no tema que foi identificado como prioritário: levar a gestão da sustentabilidade socioambiental para o setor de serviços de engenharia, e este princípio está descrito em nossas propostas e contratos, reforçando nosso compromisso em trabalhar sobre a ótica das boas práticas para viabilizar projetos e empreendimentos em conformidade com as determinações legais, em harmonia com o compromisso de gerar riquezas econômicas e sociais, manter o equilíbrio socioambiental, inspirados nas principais referências internacionais[1].

Ao implementarmos esta Política, estamos comprometidos em cumprir todas as leis aplicáveis.  

Se involuntariamente causarmos ou contribuirmos indiretamente à ocorrência de efeitos contrários aos Direitos Humanos, nós aplicaremos procedimentos de reparação apropriados, de modo independente e em cooperação com outras partes interessadas. Se alguém presenciar a violação desta política da empresa ou da lei vigente, deve se sentir na obrigação de informar imediatamente os nossos contatos abaixo:

-            Seu gestor direto e o responsável pela CREATO, via: creato@creato.com.br

[1] Incluindo a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e as duas Convenções formadoras do Pacto Internacional dos Direitos Humanos; o Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos, das Nações Unidas (POEDH); a Organização Internacional do Trabalho (OIT); a Declaração Fundamental dos Princípios e Direitos do Trabalho; o Pacto Global das Nações Unidas, as Diretrizes de Ação para a Sustentabilidade (CBCS). os  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS no Brasil (ONU .

 

Compromissos voltados para as partes interessadas (stakeholders)

Time de especialistas

Estamos comprometidos em respeitar todos os direitos humanos de todo nosso time de especialistas e colaboradores. Nós desenvolvemos nossas políticas de contratação com o objetivo de atingirmos uma aplicação uniforme em todo o território nacional, conforme aspectos pertinentes contidos na Declaração Internacional dos Direitos Humanos.

Estamos comprometidos que nosso time e nossos colaboradores sejam conscientes, respeitosos e a defendam todos os Direitos Humanos.

Parceiros de negócio

Em nossos projetos atuamos em parceria com pessoas, empresas e buscamos respeitar e promover os Direitos Humanos no envolvimento com as comunidades locais, fornecedores, clientes e governos.

Comunidades locais

Procuramos respeitar os direitos humanos e desenvolver um entendimento da importância de respeitar as culturas, os costumes e os valores existentes nas comunidades locais através do desenvolvimento de um diálogo inclusivo e aberto com as pessoas envolvidas em nossos projetos.

 

Prioridades específicas

Remuneração justa e remuneração igual

A CREATO tem por objetivo oferecer proposta de remuneração de acordo com as leis aplicáveis e em conformidade com as boas práticas de mercado, sem discriminar em termos de remuneração sob qualquer base abrangida pelos padrões de Prevenção de Discriminação e Assédio.

Nós esperamos dos nossos parceiros a aplicação destas mesmas linhas de conduta e que garantam que os salários pagos localmente permitam que se viva em condições decentes.

Prevenção de Discriminação e Assédio

A CREATO não permite a discriminação ou o assédio com base na raça, cor, religião, sexo, origem nacional, idade, deficiência, status de veterano, gravidez, orientação sexual, identidade ou expressão de gênero ou qualquer outra razão proibida pela lei aplicável.

Nós defendemos a eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres, em consonância com a ONU Mulheres, iniciativa “por um planeta 50-50 em 2030”, conforme meta 5 - Igualdade de Gênero dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Artigo 8°: os Estados -Partes tomarão todas as medidas apropriadas para garantir à mulher, em igualdade de condições com o homem e sem discriminação alguma, a oportunidade de representar seu governo no plano internacional e de participar no trabalho das organizações internacionais.

Compromissos com a Sociedade

A CREATO mantém o firme compromisso de ajudar a melhorar, na medida do possível, os direitos sociais em todas as áreas em que atua e a criar uma sociedade mais igualitária. Neste sentido, reconhece o direito das comunidades locais ao bem-estar e ao meio ambiente, como direito humano em si, que deve ser respeitado no âmbito das atividades da CREATO.

Para isso, canaliza em seus projetos o compromisso de levar conhecimento capaz de sensibilizar e garantir a proteção do meio ambiente, das comunidades e de seus costumes locais.

Diálogo com as Comunidades e Associações Locais

A CREATO tem como premissa o desenvolvimento de um diálogo inclusivo e aberto com as pessoas envolvidas nos projetos e o negócio da empresa não pode existir em detrimento das comunidades locais, que fornecem o pessoal e a infraestrutura necessárias às atividades desenvolvidas pela empresa. Consequentemente, existimos para manter um diálogo construtivo, encorajar as boas decisões e encontrar soluções responsáveis.

Gestão Durável do Solo, da Água e da Eficiência Energética

Trabalhamos alinhados à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável que representa um plano de ação para acabar com a fome, com a miséria, lutar pelas desigualdades, combater as mudanças climáticas e fortalecer a paz mundial. São 17 as metas para atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e atuam nas três dimensões: social, econômico e ambiental. A meta 7- Energia Limpa e Acessível e a meta 12- Consumo e Produção Responsáveis são as mais próximas de nossa atuação e ligadas ao setor da construção civil. 

Os ODS são integrados e indivisíveis, e sempre que trabalhamos eu uma meta, influenciamos todas as 17 metas.

Governança e Prestação de Contas

A diretoria da CREATO é a responsável pela implementação desta política.

Implementação e Monitoramento

Em apoio a esta Política nós contamos com um processo de comunicação constante com nosso Time de Especialista de maneira a manter um meio onde os Direitos Humanos são respeitados, e também para garantir que não realizaremos atividades que direta ou indiretamente viole os Direitos Humanos.

A CREATO fará revisões periódicas anuais desta Política e sua implementação em relação à sua adequação e eficácia. Nossa performance em termos de Direitos Humanos é muito importante, reforçando nosso propósito, nossa existência.

 

Política de diversidade de gênero da CREATO

A CREATO está comprometida em ser uma empresa inclusiva e acolher todo o nosso Time de Especialistas. Todos têm a mesma oportunidade de participação no nosso sucesso e de serem valorizados pelas habilidades, experiências e perspectivas únicas que ele ou ela trazem para a empresa.

Abaixo está nossa Política de Diversidade de Gênero, que se inspirou nos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU - por um planeta 50-50 em 2030. Encorajamos todos para que conheçam profundamente esses princípios e se comprometam a respeitá-los diariamente.

Princípio 1: Um forte compromisso dos gestores e da diretoria

A CREATO está comprometida em estabelecer metas para a diversidade de gênero. Usando metas específicas, iremos monitorar e avaliar sistematicamente nosso progresso em nossos projetos. Os resultados serão levados em consideração nas avaliações de desempenho dos gestores.

Ação: A CREATO irá comunicar sobre nossa Política de Diversidade de Gênero, metas e progresso.

Princípio 2: Igualdade de remuneração

A CREATO está empenhada em equalizar remuneração para o mesmo nível de desempenho em um trabalho semelhante para ambos os sexos, com um estrito respeito aos méritos reais.  

Ação: A CREATO treinará os gestores no sentido de evitar qualquer preconceito baseado em gênero nas decisões relacionadas a remuneração.

Princípio 3: oportunidades iguais de carreira

A CREATO está comprometida em fornecer oportunidades iguais de desenvolvimento profissional a todos o nosso Time de Especialistas e alunos dos cursos de capacitação. Isso inclui:

  • Garantir acesso igual ao treinamento.

  • Incentivar as mulheres a entrar em papéis não tradicionais.

Ação: A CREATO garantirá um processo justo de distribuição de oportunidades baseado no desempenho e nas competências, independentemente do gênero ou de qualquer outro traço pessoal.

 

Referências

https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

https://cebds.org/wp-content/uploads/2015/11/Guia-dos-ODS.pdf

https://sdgcompass.org/

http://www.cbcs.org.br/_5dotSystem/userFiles/Sobre%20CBCS/CBCS_Diretrizes%20de%20Acao_rev1.pdf

https://www.pactoglobal.org.br/10-principios

https://acnudh.org/pt-br/10o-aniversario-dos-principios-orientadores-da-onu-sobre-empresas-e-direitos-humanos/

https://www.ohchr.org/sites/default/files/documents/publications/guidingprinciplesbusinesshr_en.pdf