Norma de Desempenho NBR 15.575

Residencial Parque Guandú - Nova Iguaçú/RJ Cliente: Ancona Engenharia

Residencial Parque Guandú - Nova Iguaçú/RJ

Cliente: Ancona Engenharia

 

Desempenho ACÚSTICO, LUMÍNICO E TÉRMICO

A ABNT NBR 15.575 - Desempenho de Edificações Habitacionais, publicada em 19 de fevereiro de 2013, teve a sua exigibilidade cobrada a partir de 19 de julho de 2013. A norma é um divisor de águas na construção civil brasileira, pois determina que as construtoras ao conceberem e executarem as obras, fiquem atentas para que o nível de desempenho especificado em projeto seja atendido ao longo de uma vida útil.

A adoção da Norma pelas empresas implica em uma nova metodologia de se projetar, especificar e construir edificações.

Com esta premissa, a Creato foi contratada para analisar o empreendimento Residencial Parque Guandu em Nova Iguaçu/RJ e apresentar os resultados das avaliações de desempenho acústico, lumínico e térmico, segundo Norma de desempenho - ABNT NBR 15575 para Edificações Habitacionais.

O Residencial Parque Guandu compreende edifícios de 4 andares, com o total de 2.592 unidades residenciais. As torres residenciais foram projetadas segundo a Tipologia 2H, composta de 8 apartamentos/pavimento interligados por um jardim central.

O Residencial Parque Guandu não está obrigado a atender a NBR 15.575 por ser um projeto anterior à obrigatoriedade da norma, mas a construtora tinha como objetivo que as análises e os resultados servissem de base para futuros projetos similares.