Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE)

O Programa Brasileiro de Etiquetagem atua também nas edificações por meio do PBE Edifica, sendo os OIAs - Organismos de Inspeção Acreditados pelo INMETRO - responsáveis pela avaliação da conformidade da eficiência energética dos projetos e edificações construídas.

 
pbe_edifica.png

Etiquetagem de Eficiência Energética de Edificações 

O processo de Etiquetagem de Edificações no Brasil ocorre de forma distinta para edifícios comerciais, de serviços, públicos e para edifícios residenciais. 

A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE)

A ENCE é concedida em dois momentos: na fase de projeto e após a construção do edifício, tanto para edifícios novos quanto para retrofits. O projeto pode ser avaliado conforme o método prescritivo ou de acordo por simulação computacional, ao passo que o edifício construído deve ser avaliado por meio de inspeção in loco.

imagem1.png

Nos edifícios comerciais, de serviços e públicos são avaliados três sistemas:

  • Envoltória (obrigatório);
  • Iluminação;
  • Condicionamento de ar.  

Há diferentes tipologias e a ENCE pode ser concedida de forma parcial, desde que sempre contemple a avaliação da envoltória.

Nos edifícios residenciais são avaliados:

  • Envoltória;
  • Sistema de aquecimento de água;
  • Sistemas presentes nas áreas comuns dos edifícios multifamiliares, como iluminação, elevadores, bombas centrífugas, etc.

Localizado em Belo Horizonte, conheça o Edifício Prime Savassi, que recebeu Etiqueta de Projeto, classificação A no PBE Edifica e Selo BH Sustentável nível Ouro.