Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE)

O PBE também trabalha com a etiquetagem de edificações, conhecido como PBE Edifica, e atua de forma conjunta com o Ministérios de Minas e Energia, o Ministério das Cidades, as universidades, os centros de pesquisa e entidades das áreas governamental, tecnológica, econômica e de desenvolvimento, além do setor da construção civil.

pbe_edifica.png

Etiquetagem de Eficiência Energética de Edificações 

O processo de Etiquetagem de Edificações no Brasil ocorre de forma distinta para edifícios comerciais, de serviços, públicos e para edifícios residenciais. 

A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE)

A ENCE é concedida em dois momentos: na fase de projeto e após a construção do edifício. Um projeto pode ser avaliado conforme o método prescritivo ou de acordo com o método da simulação, ao passo que o edifício construído deve ser avaliado por meio de inspeção in loco.

imagem1.png

Nos edifícios comerciais, de serviços e públicos são avaliados três sistemas: envoltória (obrigatório), iluminação e condicionamento de ar.  Há diferentes tipologias e a etiqueta pode ser concedida de forma parcial, desde que sempre contemple a avaliação da envoltória. Nos edifícios residenciais são avaliados: a envoltória e o sistema de aquecimento de água, além dos sistemas presentes nas áreas comuns dos edifícios multifamiliares, como iluminação, elevadores, bombas centrífugas, etc.

Localizado em Belo Horizonte, conheça o Edifício Prime Savassi, obteve Etiqueta Projeto Classificação A no PBE Edifica e Selo BH Sustentável nível Ouro.