One Trade Center

11 de Setembro é uma dia marcante mesmo após 16 anos dos atentados que culminaram com a queda das Torres Gêmeas.

O One World Trade Center, erguido no lugar, é uma torre de 541 metros que foi construída com preceitos de sustentabilidade e alcançou a certificação LEED Gold Core e Shell graças a uma série de tecnologias avançadas  incluindo elevadores que produzem energia através de travagem regenerativa, equipamentos de baixa energia como ventiladores e bombas de velocidade variável, revestimento de vidro que reduz o ganho de calor, e um sistema de gerenciamento de edifícios de alta tecnologia que otimiza o uso de energia e a qualidade do ar interior.

A pele, de alta tecnologia da torre, também permite que mais de 90% das áreas do escritório utilizem a luz do dia para economizar eletricidade.

O uso de água foi minimizado através de um sistema de tratamento de águas cinzas e também da coleta e utilização da água de chuva, permitindo que a construção use 41% menos água do que a linha de base do LEED. 

Muito do material usado foi resultado da reciclagem do que sobrou das antigas torres. Mais de 40% dos materiais de construção utilizados no edifício são feitos de conteúdo reciclado pós-industrial, incluindo aço estrutural composto por 95% de materiais reciclados e "concreto verde" produzidos a partir de cinzas volantes coletadas a partir de plantas de carvão. 34%  dos materiais de construção foram obtidos localmente e mais de 87% dos resíduos de construção foram desviados dos aterros sanitários.

O prédio conta com uma base de concreto de 61 metros de altura, e foi projetado e construído para ser resistente a ataques, para dar segurança e escape para usuários e para ser acessível de forma rápida e segura para os bombeiros e socorristas.

 

 

 

 

One Trade Center, NY, por Patricia Vasconcellos

One Trade Center, NY, por Patricia Vasconcellos